Artigos e Notícias

Coloridas nuvens: Para estimular o gosto pela Literatura e Artes visuais

Projeto chega a Santa Bárbara d’Oeste distribuindo 5 mil livros e envolvendo alunos e professores da rede municipal

Por Maine Bochicchio

Com a proposta de estimular o prazer e o interesse pela literatura e artes visuais, o projeto Coloridas nuvens chega a Santa Bárbara d’Oeste, neste mês de outubro, atendendo alunos e professores da rede municipal com distribuição de livros, visitas da escritora e contador de história nas escolas e oficinas com ilustradora.

O projeto Coloridas nuvens surgiu a partir de reflexões sobre a importância das crianças terem acesso às manifestações artísticas. De nome homônimo, o livro que deu origem ao projeto, Coloridas nuvens, é escrito por Silvia Delázari e ilustrado por Patrícia Scalon Almeida. “Como professora sempre desejei que meus alunos tivessem o mesmo livro que eu para poder realizar projetos de leitura. Acho importante cada um com seu exemplar; para ler, apreciar... Por essa razão, acredito que esse projeto concretiza esse objetivo. As crianças podem trocar ideias, já que cada um terá um encontro individual com a narrativa. E, coletivamente, poderão criar possibilidades de leituras e escritas incríveis”, explica Silvia, que é idealizadora do Coloridas nuvens.

As ações do projeto incluem a distribuição de um exemplar do livro Coloridas nuvens para cada aluno e professor participante. Serão realizadas visitas da escritora Silvia Delázari e do contador de história, Anderson Brongna, a cada unidade de ensino participante. Quatro oficinas com a ilustradora Patrícia aos professores têm como objetivo oferecer orientações teóricas e práticas sobre a paixão e o interesse pela observação do cotidiano e sua representação por meio da arte.

Para Jeanette Scarazzatti, professora orientadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa da Secretaria de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, o projeto ajudará na formação de leitores, um importante papel da escola, cabendo também ao professor despertar em seus alunos o prazer da leitura. “Esse projeto auxiliará o professor a promover debates, discutir cenas ou situações presentes no livro e também na vida das crianças. Dessa forma, envolvidos nessa construção de conhecimento, as crianças verão sentido  nas atividades propostas, além de conhecer o processo de criação de um livro por meio do contato com a autora e ilustradora”, explica.

No total são cerca de 5 mil alunos e 100 professores dos 3º, 4º e 5º anos beneficiados pelo projeto.

 

O projeto Coloridas nuvens tem realização da Editora Adonis e do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, patrocínio da Ober, apoio da Usina Açucareira Furlan, WestRock, Usicomp e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Educação. A produção cultural do projeto é assinada pela 3marias Produtora Cultural.

 

Maine Bochicchio
Comunicação

Tel. (19) 3471.5608 

 

Joomla 3.0 Templates - by Joomlage.com