Artigos e Notícias

Super amigos, ativar: continuar fazendo cultura!

Temos constatado que houve uma queda no investimento em Cultura por parte das empresas e não podemos, simplesmente, cruzar os braços e deixar que bons projetos, com resultados surpreendentes de formação sociocultural deixem de existir por conta de pessoas mal intencionadas que, infelizmente, só querem tirar proveito das leis de incentivo em benefício próprio.

Toda a divulgação negativa em torno da Lei Rouanet prejudicou, acredito eu, o investimento em Cultura por meio das Leis de Incentivo. Já ouvi relato de captadores de recursos e de contadores de que os dirigentes de algumas empresas não querem mais tocar no assunto “investimento em cultura”. #Triste :(

É claro que o momento delicado vivido pelo Brasil, essa instabilidade administrativa que afetou o mercado, também prejudicou diretamente o investimento em Cultura.

E outra razão, que está em nossas mãos, é não propagamos como se deve os benefícios de se investir em Cultura. Não estou falando apenas do lado da empresa, que é o benefício fiscal, a divulgação, a visibilidade, mas também o benefício que a Cultura oferece para a comunidade, quando, por exemplo, contribui para a formação de jovens músicos, como é o caso do projeto de Piracicaba-SP, que existe há cinco anos, com louvor! (No site da 3marias você encontra bons projetos que estão aguardando investimento das empresas > https://bit.ly/2GXkP9y).

O Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) coordenou a pesquisa “Retrato da Doação no Brasil”, de 2015, publicada em 2016, que revela que a Cultura não aparece entre as 10 causas que mais sensibilizam os brasileiros para a doação. A Saúde vem em primeiro lugar, com 40%, seguida de outras causas como a criança, o combate à pobreza, o idoso etc. Cultura deve estar em ‘outras’, pois não é mencionada nominalmente… #Triste :(

O que falta é a gente falar mais de Cultura e dos benefícios que a arte traz para a vida de uma pessoa. A arte humaniza, conscientiza! A produtora e atriz Lays Ramires disse uma vez que as pessoas só sentem falta daquilo que provam e gostam. Se alguém nunca foi ao teatro ou ao cinema, por exemplo, ela não vai sentir falta, pois desconhece a sensação prazerosa de prestigiar um belo espetáculo que, muitas vezes, pode fazer você pensar e até mudar o jeito de encarar a sua vida.

Como diz a filósofa Viviane Mosé, “o homem precisa de algum conhecimento para sobreviver, mas para viver precisa de ARTE".

Então, vamos falar de Cultura! Aguardo seus comentários!

Vamos fazer acontecer! Abração x3!

Ana Paula Pontes

3marias Produtora Cultural

 

 

Joomla 3.0 Templates - by Joomlage.com