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Edital Natura Musical 2021: inscrições abertas até 28/09 

R$5,5 milhões serão divididos entre os editais estaduais do Pará, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul e o nacional.

Já estão abertas as inscrições para o edital Natura Musical que prioriza, na edição de 2021,conforme regulamento, “experiências musicais que representem a pluralidade artística da música brasileira e que tenham perspectivas diversificadas, inclusivas, inovadoras e sustentáveis”. As categorias são “Criação Artística” e “Fomento de Cenas e Redes”, abrangendo vários segmentos ligados à música, como produção audiovisual, produção de novos álbuns, shows, turnês etc. Para ler o regulamento acesse o site oficial do Natura Musical: https://edital2021.naturamusical.art.br/. As inscrições podem ser feitas até às 17 horas do dia 28 de setembro de 2021.

No total, serão investidos R$ 5,5 milhões, divididos entre o edital nacional e os editais estaduais do Pará, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. As inscrições são gratuitas e são direcionadas para pessoas físicas e pessoas jurídicas para os projetos dos editais estaduais e para pessoas jurídicaspara os projetos do edital nacional. De acordo com Fernanda Paiva, gerente de marketing institucional da Natura, em entrevista dada à jornalista Fabiane Pereira, no canal Papo de Música, a categoria Criação Artística tem um foco na experimentação artística de linguagem enquanto música brasileira. “São projetos que estejam na busca de uma excelência artística e criativa”, destaca. Já na categoria Fomento de Cenas e Redes, a busca é por projetos que visam a articulação do mercado. “É um olhar voltado para a formação de público, desenvolvimento profissional do mercado e articulação de novas redes como formação de uma estrutura pra gente poder avançar no desenvolvimento do mercado”, explica Fernanda Paiva. 

No edital nacional é permitido o cadastro de projetos de todos os estados do Brasil e não é necessária a inscrição nem a aprovação em lei de incentivo. O investimento será via verba direta da Natura. Já nos editais regionais, os projetos que forem selecionados precisarão se inscrever nas leis estaduais de incentivo à cultura (no Rio Grande do Sul: LIC; em Minas Gerais: lei de incentivo à cultura; na Bahia: FazCultura; no Pará: Lei Semear) para receberem o patrocínio da Natura. Já no Pará há uma exceção: é preciso que a proposta já esteja aprovada no Edital Semear 2021 ANTES da inscrição no Edital, devido ao cronograma da lei. Outra observação importante: para os projetos inscritos nos editais regionais, o patrocínio só será efetivado com a aprovação do projeto nas leis de incentivo de cada estado e após a habilitação da Natura como patrocinadora.

 

CATEGORIAS (de acordo com o regulamento do Natura Musical):

1- Criação Artística

Projetos artísticos com identidade própria, de artistas, bandas ou coletivos que reflitam temas, narrativas e discursos contemporâneos com o potencial de impactar novas cenas, construir pontes e expandir o público. As experiências e conteúdos podem ser híbridos (misturando os formatos físicos e digitais).

Quais são os tipos de projeto que se encaixam nessa categoria?

  • Projetos de produção e lançamento de novos álbuns (seja digital ou físico), como: Ep’s, álbuns visuais, LP’s etc.
  • Projetos de exibição e circulação, para lançamento de trabalhos, como: shows, turnês.
  • Projetos audiovisuais e conteúdos digitais, como: clipes, podcasts, lives, documentários, programas, canais.

2- Fomento de Cenas e Redes

Iniciativas que promovam o fomento e a movimentação da cena musical, que se proponham a expandir o alcance da música brasileira ou promovam pontes com outros países, impactando na formação de público, distribuição de conteúdos e capacitação, articulação e desenvolvimento de profissionais do mercado cultural.

Quais são os tipos de projeto que se encaixam nessa categoria?

  • Programações ou projetos de exibição promovidas por casas de shows, festivais, mostras, instituições culturais, centros ou pontos de cultura.
  • Desenvolvimento de carreiras ou formação de artistas e bandas, liderados por coletivos ou residências artísticas, selos, aceleradoras.
  • Ações de desenvolvimento do mercado: projetos e programas de formação e capacitação profissional em gerenciamento, produção, distribuição e amplificação.

O proponente pode cadastrar quantas propostas quiser, mas apenas uma poderá ser selecionada. O ideal é ler o regulamento na íntegra para ver em qual categoria seu projeto se encaixa e também entender os critérios de seleção, conhecer as perguntas a serem respondidas e os documentos que podem ser anexados para que o projeto siga sem erros e possa ser apreciado pelos curadores. 


No canal do YouTube da 3marias tem vídeos interessantes, como a série #8Erros, que podem te ajudar na elaboração de seu projeto. Acesse e inscreva-se no canal!

 

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