Artigos e Notícias

Nesta quinta-feira, dia 19, pais e responsáveis das crianças e jovens atendidos pelo projeto de literatura Reizinhos Felizes participam de um encontro para debater questões relativas à educação, com a proposta de integrar a família nessas reflexões. O contato com pais e responsáveis é uma das frentes do projeto que está em andamento em Mogi Mirim, e que envolve ainda a distribuição de livros, visitas da escritora e do ilustrador para conversas com as crianças e autógrafo de livros, além de um curso com carga horária de 30 horas de formação para professores e coordenadores.

Os encontros com pais e responsáveis serão realizados das 19 às 21 horas, em três locais: na sede da Instituição ICA, na EMEB “Adib Chaib” e EMEB “Alfredo Bérgamo”. As reflexões propostas estão baseadas nos conteúdos abordados nos livros que compõem o projeto, que visa trabalhar questões de relacionamento e afetividade no ambiente escolar, comunitário e familiar, para possibilitar a construção de convivências respeitosas. 

A finalidade é oferecer uma oportunidade a pais e responsáveis para refletir sobre educação, dificuldades e anseios, juntamente com pesquisadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Moral (GEPEM), da Unesp e Unicamp. Buscar ações conjuntas para novas formas de educação nos tempos atuais. 

O projeto Reizinhos Felizes teve início no dia 4 de setembro, com o primeiro encontro de formação de professores e coordenadores. “Tenho as melhores expectativas com esse projeto. Se fala muito em violência, desestrutura familiar, acesso às drogas. Temos que buscar alternativas para podermos orientar e mostrar outros caminhos”, comentou Carla Talita Nogueira dos Santos, do ICA, no primeiro encontro. “O trabalho está muito bem fundamentado. O tema, moralidade, é muito bom. Enfoca o conflito entre os alunos. Pelo conflito, a gente cresce. É o que dizia Piaget. É uma ferramenta para desacomodar e é muito importante saber lidar com isso”, afirmou César Doro, coordenador pedagógico na escola “Cleusa Marilene Vieira de Melo”. Os encontros de formação são quinzenais, na Estação Educação. Cerca de 200 profissionais participam do projeto, que envolve aproximadamente 1,6 mil alunos dos 5º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino e crianças e adolescentes atendidos pelo ICA. 

Todos os alunos, professores e coordenadores receberam o kit contendo os livros “O reizinho e ele mesmo”, “O menino e a mãe do menino” e “Era outra vez o reizinho... E seus vizinhos” escritos por Luciene Regina Paulino Tognetta e com ilustrações de Paulo Roberto Masserani.

A viabilização do projeto no município conta com o fundamental apoio da Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim (ICA), bem como da Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Educação. O projeto é uma realização da Editora Adonis e tem parceria, além da Prefeitura de Mogi Mirim e do Projeto ICA, do Gepem e Texfyt Indústria e Comércio Ltda, patrocínio de Allevard Rejna Suspensores, Sogefi, Grupo Santa Cruz Transportes e Tenneco. A produção cultural é de 3marias Produtora Cultural, agenciamento Mona Estratégia Cultural e apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura.

 Serviço

Encontro com Pais e responsáveis
19/09 – das 19 horas às 21 horas

Locais:
ICA
EMEB “Adib Chaib”
EMEB “Alfredo Bérgamo”

 = = = =

Atendimento à Imprensa
Véronique Hourcade
(19) 99643-0103
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Comunicação ICA - Valquíria
(19) 3862.3794 | (19) 8168.9536
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.projetoica.org.br

 

 

 

 

Joomla 3.0 Templates - by Joomlage.com