Artigos e Notícias

Encontro do projeto Coloridas nuvens rememora histórias de infância em SBO

Oficina com ilustradora propôs que professores criassem uma ilustração com base em suas memórias

Por Maine Bochicchio

Um momento de reflexão, que provocou as mais diversas sensações, durante a oficina do projeto Coloridas nuvens, em Santa Bárbara d’Oeste. Proposta pela ilustradora Patrícia Alexandra Scalon de Almeida, o encontro reuniu professores, que foram convidados a relembrar suas histórias de infância e a ilustrarem, por meio de colagens, retalhos, cola e lápis coloridos, na última quinta-feira, dia do professor. A ação é parte integrante do projeto cultural que tem realização da Adonis e do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Cristiane D’Ávila, professora de educação infantil, comparou a oficina com uma viagem à infância. “Esse encontro hoje foi um momento para mim de uma lembrança prazerosa. Adorei reviver um tempo tão inocente, tão rico e que é a base do que sou hoje”, a educadora ainda acrescentou sobre a contribuição da oficina para a sala de aula. “Acredito que esse workshop com a ilustradora contribui muito com a forma do professor explorar a criatividade dos alunos. As coisas não estão prontas elas se transformam e essa transformação é muito válida. Tem muito a ver com a proposta do livro Coloridas nuvens. Essa parte artística aflorada é bem bacana também. Quando você começa a pegar os retalhos, os recortes você acha que não vai sair nada, mas acaba se surpreendendo com o resultado. É o possível se tornando concreto”, conclui.

Cerca de 80 professores da rede municipal de Santa Bárbara, divididos em 3 turmas, foram convidados a relembrar suas memórias e colocarem no papel. “A proposta dessa oficina é mostrar que o professor também é capaz de fazer e não só o aluno. Oferecemos aqui uma oportunidade do professor trabalhar com suas memória e passar isso para o papel, trabalhando com diversos materiais. A partir da experiência vivenciada o professor leva isso com muito mais potência para seus alunos”, explica Patrícia.   

O objetivo da oficina era apresentar ao professor outras possibilidades para o trabalho com o livro Coloridas nuvens em sala de aula.

No total são cerca de 210 professores envolvidos no projeto. 5 mil alunos serão atendidos pela iniciativa com livros Coloridas nuvens distribuídos  e visitas da escritora Sílvia Delázari e do contador de história Anderson Brongna, a partir da próxima semana.

O Coloridas nuvens tem patrocínio da Ober, apoio da Usina Açucareira Furlan, WestRock, Usicomp e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Educação. A produção cultural do projeto é assinada pela 3marias Produtora Cultural.

Maine Bochicchio - Comunicação/foto

Interatividade: Patrícia Scalon (chão), num bate-papo com os professores sobre memórias e a ilustração de cada um.

Joomla 3.0 Templates - by Joomlage.com