Artigos e Notícias

Trabalhar com educadores a contação de histórias como forma de estimular o interesse pela literatura infantil em sala de aula. Essa é a proposta do “Projeto Passa balaio trançado de sonhos” que é realizado desde 19 de agosto no NAPEM – Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional Municipal de Bauru. Prestes a completar 1 mês na cidade, o projeto, proposto pela escritora e contadora de histórias, Carmelina de Toledo Piza, colhe bons frutos.

Na última segunda-feira, 9 de setembro, o sexto encontro do projeto foi iniciado com  a contação de história de uma das participantes, Ana Maria Martins, professora da EMEI Lions Club. “Com o curso a minha visão de contar histórias mudou muito. Ao longo dos encontros aprendemos a vivenciar a história e isso, consequentemente, se torna muito mais significativo para o aluno”, revela Ana, que ainda acrescenta, “Me senti  motivada , sempre contei a história que apresentei hoje, mas com o aprendizado do ‘Passa balaio’ ficou muito divertido e significativo contar e ouvir”, conclui a professora, ansiosa, aguardando as próximas atividades propostas pelo curso.

Na segunda e terça-feira, respectivamente, sexto e sétimo encontros, as atividades foram baseadas nas obras “Tato, cores e formas”, de Aparecida Diniz e “O leopardo da Letícia”, de Ana Margarida Mignone.  O objetivo de cada encontro é levar ao educador um novo aprendizado a fim de incrementar as contações de histórias em sala de aula. 

Para a diretora do NAPEM, Adriana Minozzi, que acompanha atentamente os encontros, o entusiasmo dos professores é contagiante. “É impossível não querer estar junto deles. Os professores estão envolvidos e encantados pela forma da Carmelina contar as histórias. Quando você trabalha com livros, você trabalha com emoção. E é o que precisamos hoje em dia, reavivar esta emoção. É o que o projeto tem proposto a cada novo encontro ”, entrega.  Assim como Adriana, Meire Dangió, coordenadora de projetos da prefeitura municipal de Bauru, também destaca a motivação dos professores para com o projeto. “Os professores têm se mostrado encantados com a arte de contar histórias e levar aos alunos esta nova possibilidade. ‘Passa balaio’ contribui significativamente para encantarmos nossas crianças e formarmos leitores”, comenta a coordenadora. 

O projeto - que contempla 50 educadores em Bauru, formação docente, distribuição gratuita da publicação "Caju, uma história de amor" a cerca de 2 mil alunos do ensino municipal e de balaios com 20 títulos variados aos educadores, e, ainda, a visita da escritora e contadora de histórias nas escolas dos professores participantes, que já começou a ser agendada - também é aplicado na rede municipal de Tatuí, onde atende a cerca de 2 mil crianças e profissionais de 1 entidade local. No total, são 4 mil alunos e cerca de 100 professores que participam da iniciativa no Estado.

Com realização da Editora Adonis, "Passa balaio trançado de sonhos" tem parceria da Prefeitura Municipal de Bauru e da Prefeitura Municipal de Tatuí, patrocínio da PANCO, produção cultural de 3marias Produtora Cultural, agenciamento de LS Nogueira e apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura. 

 Próximo encontro
Com os professores divididos em dois grupos, o próximo encontro de “Passa balaio trançado de sonhos” acontece segunda-feira, 16 de setembro, a partir das 8h30 e das 13h30, respectivamente, no NAPEM - Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional Municipal. As atividades do próximo encontro são baseadas no livro “História de chuva para acabar com o medo (dela), da coordenadora do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral -, Luciene Regina Paulino Tognetta, e propõem intensificar o olhar do narrador.

SERVIÇO:
Passa balaio trançado de sonhos
Sétimo encontro
Às 8h30 e às 13h30
NAPEM ( Av. Duque de Caxias, 11-38 – Bauru/SP)

MAINE BOCHICCHIO
Assessora de Imprensa do Projeto Passa balaio trançado de sonhos

 

Joomla 3.0 Templates - by Joomlage.com