Ações culturais na Estação por um período estimado de 12 meses.
Descrição
O projeto compreende a realização de atividades nos segmentos de artes plásticas, música, cinema, hip-hop, literatura, escolas de samba e patrimônio histórico e artístico, sempre gratuitamente, promovendo o acesso à cultura à comunidade de Santa Bárbara e região. A proposta também busca valorizar os artistas locais, proporcionando aprimoramento e formação de público. O projeto prevê a realização de diversas atividades durante o ano, sendo que em cada área, um curador será responsável pela programação.
Participantes
FUNDAÇÃO ROMI - ESTAÇÃO CULTURAL DE SANTA BÁRBARA
Curadores (abaixo)
3marias Produtora Cultural
CINEMA
Projeto: “Cine Debate”
Curadora: Marina Soler
Resumo: Realizar 12 edições mensais do projeto Cine Debate, que já faz parte da programação permanente da Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste. Para a edição de abertura do Cine Debate, haverá um convidado especial para debater sobre a produção cinematográfica, devendo ser escolhido um filme estrelado ou dirigido por este convidado e preferencialmente rodado na região. Marina Soler, além de curadora, também será a provocadora dos debates em cada sessão, fazendo uma análise do filme junto com o público e motivando a discussão sobre os aspectos eminentemente fílmicos (montagem, direção de arte, visões de mundo apresentadas pela história etc.), mas, sobretudo, abordando a temática presente em cada história.
TEATRO
Projeto: “Mostra Interativa de Teatro”
Curador: Carlos Justi
Resumo: Realizar 10 edições mensais do projeto Mostra Interativa de Teatro, envolvendo companhias de teatro do Estado de São Paulo, grupos amadores e semi-profissionais de Santa Bárbara d’Oeste e interessados em geral em diversas ações que estimulam a formação de público para o teatro. Serão apresentações de 10 espetáculos, oficinas, jogos e debates, que tenham como objetivo principal a pesquisa de linguagem, a estética e o apelo popular, estabelecendo diálogo transversal entre os artistas e o público.
HIP-HOP
Projeto: “Encontro de Hip-Hop do Interior Paulista”
Curador: Antonio Fred Pereira
Resumo: O Encontro de Hip-Hop do Interior de São Paulo consiste em promover uma série de atividades, por meio da cultura de rua que mais cresce entre os jovens, com a proposta de fomentar a discussão política e cultural nos municípios do interior do estado sobre o movimento hip-hop como elemento importante da cultura brasileira. O encontro acontecerá em dois dias (sábado e domingo), com atividades diversas e gratuitas como debates, workshops, apresentações musicais e de dança, reunindo crianças, jovens, adultos e famílias na Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste.
LITERATURA
Projeto: “Estação Criança”
Curadora: Luciene Tognetta
Resumo: O projeto “Estação Criança” consiste em uma série de atividades voltadas para as crianças, mas que também envolvem professores e pais, sempre com o intuito de promover a integração e trabalhar as diferenças, fazendo uso da literatura infantil. As crianças, pais e professores participarão de atividades que irão promover a discussão sobre assuntos do cotidiano. Serão atendidos cerca de 1.500 crianças, 50 professores e 150 pais. Também haverá um evento de encerramento, reunindo todos num mesmo espaço, na Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste.
PROJETOS ESPECIAIS - PUBLICAÇÃOProjeto: “Revista Piuí”
Curadora: Ana Paula Pontes
Resumo: Produzir quatro edições trimestrais de uma revista com o conteúdo da programação da Estação Cultural e do Centro de Documentação - CEDOC, incluindo matérias relacionadas às atividades do período e informativas da área cultural. A revista terá 40 páginas no formato 10,5 x 15 cm e tiragem de 3.000 exemplares por edição, para ser distribuída nos próprios espaços culturais da Fundação Romi, podendo também ser disponibilizada em bibliotecas públicas e outros núcleos de atividade cultural e educativa de Santa Bárbara d’Oeste.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO
Projeto: “Memorial da Ferrovia”
Curador: Manuel Vilas Boas
Resumo: Revitalização do Memorial da Ferrovia, que faz parte da Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste. A intenção é torná-lo mais interativo e atrativo, permitindo a realização de atividades pedagógicas que abordarão temas ligados a história da ferrovia e sua importância para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural de Santa Bárbara d’oeste e região. A adequação do espaço prevê também a acessibilidade.
ARTES PLÁSTICAS
Projeto: “Mostras de Arte Temáticas”
Curador: Carlos Augusto de Almeida
Resumo: Realizar três eventos de arte, pelo período de 30 dias cada um, acompanhados de palestras e oficinas culturais no Centro de Documentação - CEDOC - da Fundação Romi em Santa Bárbara d'Oeste. Os temas das Mostras serão “Iniciação à Arte - Esculturas”, “Arte Cinética e Instalação de Vídeo Arte” e “Expressões da Arte Regional”. Todas as atividades oferecidas serão gratuitas.
MÚSICA
Projeto: “Bárbaras Guitarras”
Curador: Isaías Andrade
Resumo: Bárbaras Guitarras é um festival que pretende reunir em três dias músicos e amantes da guitarra e da música instrumental brasileira para difundir um instrumento que antes era visto apenas como coadjuvante, mas com o passar dos anos vem ocupando um espaço de destaque dentro do segmento musical. O festival também pretende preencher uma lacuna que existe nesse meio cultural, já que falta espaço para que esses músicos guitarristas possam mostrar seu trabalho. O festival também irá promover um encontro desses profissionais para que ideias e conhecimentos possam ser compartilhados entre eles e o público. Nos três dias, estilos e gêneros musicais irão se misturar: jazz, rock, blues, heavy metal, country e até a bossa nova farão parte da programação.
MÚSICA
Projeto: “Estação Instrumental”
Curadora: Inti Queiroz
Resumo: O projeto “Estação Instrumental” visa promover a música instrumental brasileira em toda a sua diversidade, durante 10 meses, sendo um evento por mês (final de semana), com 20 shows de 40 bandas (2 bandas por noite), na cidade de Santa Bárbara do Oeste, coração do interior paulista, localizada entre cidades conhecidas como importantes cenas de música instrumental como Campinas e Piracicaba. Além dos shows, em cada final de semana haverá um workshop sobre música com importantes nomes da música instrumental.
EVENTOS CARNAVALESCOS E ESCOLAS DE SAMBA
Projeto: “Da Escola ao Samba”
Curador: Rodrigo Eduardo Mouraes
Resumo: O projeto Do Samba à Escola tem a proposta de ensinar percussão para crianças, jovens e adultos e ao mesmo tempo contribuir para a formação de uma bateria de escola de samba em Santa Bárbara d’Oeste para apresentações no carnaval e em demais eventos promovidos na cidade.
Situação
Projeto aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, enquadrado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (ICMS), mas não captou de recursos.