Artigos e Notícias

Tudo muito recente, ainda….

Pelo fato de estar envolvida com a Cultura, já fui questionada algumas vezes sobre a mudança ocorrida na esfera federal com a chegada do novo governo: sai Ministério da Cultura e entra a Secretaria Especial da Cultura, que agora faz parte do Ministério da Cidadania.

Tenho lido e ouvido muitos depoimentos de pessoas ligadas à cultura e instituições culturais, acompanhando as mudanças no site, as falas e novas ações do Secretário Especial da Cultura, Henrique Medeiros Pires. Entre os depoimentos dados à Assessoria de Comunicação do MInistério da Cidadania, está o da diretora e representante da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto. Ela destacou, segundo está no site do ministério, que Medeiros é um profissional de alta competência e com reputação sólida, com experiência na formulação e gestão de políticas públicas nas áreas de cultura e desenvolvimento social. “Temos certeza que terá grande sucesso na condução das políticas de fortalecimento da cultura no país”. Marlova reforçou que o novo secretário terá na UNESCO “um forte e entusiasmado aliado para a cooperação técnica no desenvolvimento de políticas públicas culturais”.

Que bom que existe todo esse entusiasmo dela e de tantos outros. Que assim seja! Ao meu ver, tudo está caminhando, isso é bom; porém, é cedo demais para emitir qualquer opinião.
Precisamos, sim, é dar tempo para que a nova secretaria possa mostrar a que veio. Você consegue mudar as coisas na sua vida ou no seu trabalho em menos de um mês, ou você precisa de tempo para planejar e agir? Mas também não pode demorar!

O importante é ficar atento e, sempre que possível, participar. Foi aberta a consulta pública para a elaboração de novo decreto do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), órgão do Ministério da Cidadania, responsável por propor a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no Brasil. Nesta consulta pública, qualquer pessoa pode participar. As contribuições devem ser feitas na plataforma digital do CNPC até o dia 31 de janeiro. Que tal opinar?

Lembro que logo que teve início o Programa de Ação Cultural  (ProAC), na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, formou-se um grupo de produtores da capital e do interior para discutir ações de melhorias no funcionamento do ProAC-ICMS e do ProAC-Editais. Todo mês, essa comissão se reunia para avaliar o andamento do programa e sugerir e defender novas ações. E assim se foram 10 anos e muitas coisas mudaram, graças ao trabalho da comissão. Tivemos muitas decepções também, de propostas que nem foram levadas em consideração, devido ao entra e sai de secretário. Pelo menos houve uma participação, a vontade de fazer algo em prol da cultura, e não apenas criticar, o que também a comissão não deixou de fazer, pois, inclusive, manifestações surgiram desse grupo.

Então, é isso: vamos acompanhar de perto as mudanças e, sempre que possível, participar das decisões, com sugestões e críticas! A princípio, eu desejo tudo de bom!

Ana Paula Pontes

3marias Produtora Cultural

Joomla 3.0 Templates - by Joomlage.com