Artigos e Notícias

A história da menina e do medo da menina - Patrocínio IBAR

Literatura infantil inspira crianças atendidas por projeto cultural realizado em Poá

De: Luciane Modenese - Assessora de Comunicação

Serafina, personagem criada pela escritora e pesquisadora Luciene Regina Paulino Tognetta, inspirou várias crianças da rede municipal de ensino de Poá. Por meio do projeto A história da menina e do medo da menina, 1,8 mil alunos receberam, gratuitamente, o livro que deu nome à iniciativa e ainda puderam participar de um bate-papo com a escritora e o ilustrador da obra, Paulo Roberto Masserani.

Acompanhados do contador de histórias, Anderson Brongna, os autores do livro encerraram, nesta terça-feira (13), o cronograma de visitas às escolas participantes da iniciativa. O livro incentiva os leitores a superarem seus medos, a exemplo do que fez a protagonista da história. Ana Vitória, aluna do primeiro ano, disse que, a partir do encontro promovido pelo projeto, não sentiria mais medo. “Agora, sou igual à Serafina!”, revelou.

Ontem, a equipe pedagógica do projeto também encerrou a formação docente destinada a mais de 70 educadores da rede municipal poaense. Os encontros de capacitação tiveram início em setembro e estimularam, nos educadores, a reflexão sobre a forma como atuam. “Os professores chegaram ao final do curso, mais do que incomodados com o fato de que precisam mudar suas práticas em sala de aula: estão desejosos de não pararem de estudar. Perceberam o quanto é importante estudar mais e mais para terem qualidade naquilo que fazem. E esse foi o nosso grande presente”, destacou Luciene, coordenadora da equipe.

Além da distribuição gratuita do livro, e de um suplemento destinado a pais e educadores; das visitas da escritora, do ilustrador e do contador de histórias às escolas; e da formação docente oferecida; o projeto ainda promoveu encontros com os pais das crianças atendidas pela iniciativa com o objetivo de estimular a parceria da escola com a família no combate ao bullying, tema que norteou as atividades desenvolvidas em Poá, que também contaram com a participação das pesquisadoras Vanessa Fagionatto Vicentin, Ana Lúcia Camargo Meneghel, Thais Leite Bozza e Carolina de Aragão Escher Marques.

Autora de 10 títulos infantis publicados pela Editora Adonis, Luciene Regina Paulino Tognetta é doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, tendo cursado parte do doutorado na Universidade de Genebra, na Suíça. É também membro do Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) e do Laboratório de Psicologia Genética, da Unicamp, nos quais desenvolve estudos relacionados ao tema da afetividade e da formação de personalidades éticas.

Para Francisca Bolina Amabis de Moraes, chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Poá, o projeto contribuiu muito com o trabalho realizado na rede municipal. “A iniciativa falou de um problema que se vive em sala de aula. E foi fundamental por trabalhar com os educadores, crianças e os pais dessas crianças, fechando assim todo um ciclo que deve ser, de fato, mobilizado. Com aulas dinâmicas e exemplos que acontecem no dia a dia, será fácil trabalhar com os conceitos na prática. Por todas essas razões, o balanço que pode ser feito é de que foi excelente”, avaliou.

Com patrocínio de Ibar e realização de Editora Adonis, o projeto A história da menina e do medo da menina teve agenciamento de LS Nogueira; produção cultural de 3marias e apoio da Prefeitura Municipal de Poá, do Gepem e do ProAC - Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura.

Informações à imprensa

Luciane Modenese

Assessoria de comunicação

Projeto A história da menina e do medo da menina

(19) 9746-4332

Joomla 3.0 Templates - by Joomlage.com