Artigos e Notícias

Hortolendo: uma viagem literária no parque
5ª edição da festa literária homenageia o escritor Monteiro Lobato

por Maine Bochicchio

Com o objetivo de fomentar o gosto pela literatura e formar novos leitores na cidade de Hortolândia, envolvendo alunos de escolas públicas, o Hortolendo chega em 2015 em sua 5ª edição homenageando o escritor Monteiro Lobato e toda sua obra. A festa literária, que acontece no CREAPE (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola) a partir das 10h, conta com a participação de escritores, contadores de histórias, além de livros... muitos livros e espera reunir cerca de 30 mil pessoas.

São 38 espaços, dentre os quais estão ilha de leitura, pintura de rosto, escultura de bexigas, troca e distribuição de livros e a exposição da produção dos alunos das escolas municipais, praça de alimentação e equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Um grande palco com apresentações durante todo o dia e diversos espaços com contadores de histórias, além de performances livres baseadas nas histórias do homenageados, acontecerão por todo o parque. Destaca-se que o lugar estará preparado para receber com conforto e segurança todos os visitantes, incluindo aqueles com necessidades especiais. 

As atividades têm início com a participação da Banda Municipal, sob regência do maestro Márcio Beltrami, e encerramento com o espetáculo Brinquedo Cantado, às 16h. Entre as apresentações estão as Fanfarras das EE Prof. Liomar Freitas Câmara e EMEB Interlagos, o Grupo Integrarte, a Orquestra de Viola Caipira, os Corais da EMEB Interlagos e da Associação Casa da Criança Feliz. 

A entrada no evento é gratuita e para todas as idades. Participam do Hortolendo cerca de 30 mil pessoas, entre elas, 23 mil alunos das 56 unidades escolares da rede municipal de Hortolândia. 

Dentre os títulos distribuídos estão Teto de estrelas (Vivian Ferreira), O sumiço dos pires (Marina Tschernyschew), Cabeça de Flor (Cristina Lazaretti), Bichinhos Solidários (Sílvia Delázari), O sonho de Péti (Leila Seleguini), Três dedos de prosa (Gabriel Araújo dos Santos), Murundum (Renata Sieiro Fernandes) e Maria Manuela e Flor, as gatas da árvore estranha (Margareth Brandini Park). Além, é claro, dos títulos do escritor homenageado, Monteiro Lobato, também disponíveis à população (Reinações de Narizinho, O Picapau Amarelo, A reforma da Natureza, A chave do tamanho e Fábulas). Os escritores Gabriel Araújo dos Santos, Margareth Brandini Park, Renata Sieiro Fernandes, Leila Seleguini e Silvia Delázari marcam presença para autógrafos e um bate-papo sobre o processo de criação e escrita dos textos.

 Um dos espaços que foi destaque na edição do ano passado, volta esse ano caracterizado com os personagens criados pelo escritor homenageado. A escritora Cristina Lazaretti veste sua personagem Tininha para contar histórias de Monteiro Lobato no espaço Tininha no sitio do Pica-Pau Amarelo.

O Hortolendo  tem realização do Ministério da Cultura, Associação Agostinho de Cultura e da Prefeitura Municipal de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura e Educação da cidade. O patrocínio é da Rede de  Supermercados Pague Menos e o apoio da Aviagen Group, da Editora Adonis e do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), com a produção cultural  da 3marias. 

Durante seis horas ininterruptas, o Hortolendo apresenta a comunidade uma programação lúdica e firma-se como a mais conhecida festa literária da região. O projeto teve inicio em 2011 e já reuniu mais de 100 mil visitantes em suas quatro edições.

Serviço:
Hortolendo: Uma cidade que lê 
Dia 24 de maio, das 10h às 17h, no CREAPE
Rua: Bolivia, 290 – Jardim Santa Clara do Lago II

 

 

 

 

Joomla 3.0 Templates - by Joomlage.com