Artigos e Notícias

Caixa comemorativa marca os 100 anos do Rio Branco
Livro, almanaque, audiolivro e exposição aguardam por patrocínio de empresas e pessoas físicas

Um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, contemplando uma caixa comemorativa dos 100 anos do Rio Branco Esporte Clube, da cidade de Americana-SP, com livro histórico, almanaque e audiolivro está prontinho para receber patrocínio incentivado de empresas e pessoas físicas. O Rio Branco Esporte Clube é um dos mais tradicionais clubes do interior de São Paulo e tem sua história ligada à própria história do município de Americana, também conectada à história do esporte no Brasil. O projeto conta ainda com uma exposição itinerante que irá percorrer as escolas da cidade. 

Empresas tributadas pelo lucro real e pessoas físicas que recolhem Imposto de Renda podem investir no projeto a custo zero. Isso porque se trata de projeto cultural incentivado, aprovado na Lei Rouanet 8313/91, no qual a empresa pode destinar até 4% do IR a pagar para um projeto e abater, posteriormente, no momento do recolhimento. A empresa patrocinadora tem ainda a sua logomarca exposta em um plano de comunicação, dando visibilidade e associando o nome a uma ação cultural que está preservando parte significativa da história de Americana. Além da mídia espontânea e mídia paga, a logomarca da empresa sairá em todos os produtos culturais produzidos, inclusive na exposição. Pessoas físicas também podem participar, destinando até 6% do imposto a recolher, com os mesmos benefícios.

Mais informações de como investir podem ser obtidas no site www.3mariasprodutora.com.br ou pelo telefone da produtora (19) 3408-0300.


Trabalho minucioso e histórico

O projeto todo, incluindo um documentário que já vem sendo produzido, tem como base o trabalho minucioso do jornalista Claudio Gioria, um apaixonado pelo Rio Branco, que há mais de 15 anos pesquisa a história do clube e decidiu tornar acessíveis esses 100 anos de história que estavam perdidos no tempo. “A história ‘oficial’ do clube era cheia de buracos e imprecisões. Alguém precisava passar isso a limpo. E a única forma de fazer isso era através de um levantamento detalhado em jornais da época, desde 1913, além de entrevistar pessoas que ajudaram a construir o clube. Com este levantamento, uma série de dúvidas são desfeitas e, enfim, um dos mais tradicionais clubes do interior de São Paulo tem sua história contada de forma séria e fundamentada”, afirma Gioria.

 

Caixa Comemorativa

- Almanaque do Rio Branco: começa com a listagem das fichas técnicas de todas as partidas disputadas pelo Rio Branco desde 1913, muitas acompanhadas de curiosidades e histórias. Inclui a seção ‘Quem é Quem’, com a ficha de cada jogador e técnico que defendeu o clube. O livro traz ainda uma série de números e estatísticas do futebol do Rio Branco.

- Livro histórico: narra, através de fotografias históricas, a trajetória centenária do Rio Branco desde a fundação em 4 de agosto de 1913 e seus primeiros anos de vida, quando se tornou um clube de futebol temido no interior de São Paulo.

- Audiolivro: CD de áudio contendo a narrativa da história do Rio Branco Esporte Clube (o texto traz parte do conteúdo do almanaque e do livro histórico), democratizando o acesso ao projeto.

- Exposição Fotográfica: será montada inicialmente no Estádio Décio Vitta, ficando aberta ao público pelo período de 30 dias. Em seguida, a exposição será levada para algumas escolas públicas de Americana. 

Joomla 3.0 Templates - by Joomlage.com