Artigos e Notícias

Em concerto no Memorial da América Latina, Laércio Ilhabela faz homenagem ao violão brasileiro

O violonista Laércio Ilhabela realiza o concerto Violão ao Pôr-do-Sol, acompanhado do Quinteto de Cordas, na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, a partir das 21 horas, no Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, com entrada gratuita. O Quinteto de Cordas é formado pelos músicos Álvaro Peterlevitz (violino I), Fábio Engle (violino II), Jonas Góes (viola), Cristina Geraldini (violoncelo), com arranjos e violão do Maestro Carlos Lima.

O concerto é o primeiro de uma série de quatro que compõem o projeto cultural Violão ao Pôr-do-Sol, que tem realização de Juarez Godoy Fotografia, Central de Marketing + Propaganda, Lenir Boldrin e Laércio Ilhabela; e produção cultural da 3marias Produtora. O patrocínio exclusivo é da SOGEFI GROUP - ALLEVARD MOLAS DO BRASIL e o apoio da TECELAGEM PANAMERICANA, da Fundação Memorial e do PROAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura.

Depois do Memorial, o projeto segue para:

  • Mogi-Mirim – 28/06/2013 – Teatro “Prof. Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”
  • Botucatu – 27/07/2013 – Teatro “Camillo Fernandez Dinucci”
  • São Manoel – 11/08/2013 – Cineteatro “Dr. Alberto Pampado”

Todas as apresentações são gratuitas.

Repertório

O Brasil é referência quando falamos em música instrumental, especialmente violonistas. Músicos e compositores que entraram para a história, como João Pernambuco e Paulinho Nogueira. Nos concertos do projeto Violão ao Pôr-do-Sol, o violonista Laércio Ilhabela apresenta algumas obras destes mestres e também músicas de sua autoria, fazendo uma verdadeira homenagem ao violão brasileiro. 

No repertório, algumas pérolas como “Gente Humilde”, de Garoto; “Som de Carrilhões”, de João Pernambuco; “Bachianinha nº 1”, de Paulinho Nogueira, além das músicas de autoria do próprio Laércio, como “Violão ao Pôr do Sol” e “Mar de Ilhabela”.

Laércio Ilhabela

Natural de Nova Europa (SP), reside em Ilhabela (SP) desde 1986. Descendente de espanhóis, iniciou seus estudos de violão clássico com os professores Mário Manuel e João Fernandes e harmonia com Paulinho Nogueira.

Compositor, arranjador e intérprete, dedica-se à pesquisa e ao estudo do violão na música erudita e popular brasileira, principalmente o chorinho. Esses estudos e composições têm ainda forte influência do flamenco espanhol, sua outra escola, fonte de inspiração e performance técnica.

Laércio Ilhabela já atuou junto a grandes nomes da música brasileira como Duofel, Sebastião Tapajós, Paulinho Nogueira, Rolando Boldrin, Inezita Barroso, Mariana de Moraes, Mazinho Quevedo, Tetê Espíndola, Ulisses Rocha, Maestro Carlos Lima, Orquestra Sinfônica Municipal de Americana, Orquestra Filarmônica de Rio Claro e Orquestra Sinfônica Lyra Mojimiriana.

Laércio Ilhabela tem se revelado um grande instrumentista e estudioso da história do violão, sendo citado pela mídia especializada como um dos grandes instrumentistas da atualidade. Fez uma série de concertos no Brasil e na França a convite da Embaixada do Brasil e Entidades Culturais daquele país. Em 2010, voltou a Paris, participando da programação oficial da tradicional 29ª Fête de la Musique, levando como convidados o Maestro Carlos Lima e Mariana de Moraes - neta de Vinicius de Moraes -, quando fizeram um tributo ao poeta, para um grande público no Palais du Luxembourg.

Mais informações podem ser obtidas com o produtor Lenir Boldrin, pelo telefone 19 8804-8668 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Serviço:

Concerto: “Violão ao Pôr do Sol” – Laércio Ilhabela e Quinteto de Cordas.

Data: 31/05/2013 - sexta-feira

Horário: 21 horas

Grátis

Local: Auditório Simón Bolívar | Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664

01156-001 - Barra Funda – São Paulo SP

Telefone: 11 3823.4600

www.memorial.org.br

 

Joomla 3.0 Templates - by Joomlage.com